DocTracking Fiscal

Obrigações Fiscais das empresas

O IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – em estudo de 2019, identificou a existência de 403.322 normas tributárias brasileiras em vigor.

Isto faz com que seja bastante difícil acompanhar o regramento legal com um investimento considerável de recursos para este fim, o que leva muitas empresas a não cumprirem totalmente suas obrigações fiscais.

Abaixo, é possível ver o resultado obtido pela Receita Federal com suas auditorias:

Relatório Anual da Fiscalização da Receita Federal do Brasil 2020 - 2021
tabela
Relacionamento das empresas com o Fisco

O relacionamento com o Fisco tem se transformado nos últimos anos com o uso intensivo da tecnologia.

O Projeto SPED é uma inovação que, provavelmente, incluirá todas as obrigações existentes em nosso país.

O Siscoserv, do Ministério do Desenvolvimento em parceria com a Receita Federal, busca relacionar as movimentações da balança comercial de serviços.

O e-Social e a EFD-Reinf são declarações que levam a um novo nível de monitoramento.

As empresas devem se preocupar em como estão atendendo a estas obrigações para evitar multas e problemas operacionais que podem, em última instância, inviabilizar o negócio.

Comunicação do Fisco com as empresas

O Fisco Federal e Estadual criou Centrais de Atendimento para seu relacionamento com os Contribuintes, enviando e recebendo correspondência e manifestações nestas plataformas:

e-CAC, da Receita Federal

O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte existe há alguns anos e, através dele, podem ser feitas solicitações que antes deveriam ser feitas presencialmente.

São diversos os serviços oferecidos e facilitados pelo e-CAC, como:

- Consultar e realizar Cadastro Específico do INSS

- Emitir certidões e consultar a situação fiscal

- Cobrança e fiscalização

- Declarações e demonstrativos, como de imposto de renda, inscrições na Dívida Ativa da União

-Consultas a pagamentos e parcelamentos, regimes e registros especiais, pedidos de restituição e compensação, sistemas de senhas e procurações e serviços do Simples Nacional.

DTe - Domicílios Tributários Eletrônicos, das Sefaz Estaduais

Cada Estado da Federação tem seu conjunto de serviços específico, mas o que se ressalta são a postagem e armazenagem das correspondências de caráter oficial, dirigidas ao contribuinte.

Imagem Prefeitura
Riscos para as empresas e Responsabilidade Solidária

O intenso investimento do Fisco nos seus processos de controle e auditoria criam uma série de riscos para as empresas, desde cálculos incorretos de tributos até a perda de prazos para respostas às demandas de informação.

Além disto, as empresas não são responsáveis apenas pelas suas obrigações: a responsabilidade se estende aos seus parceiros de negócios, sejam fornecedores ou clientes.

Evitando os riscos com o Fisco

Algumas ações podem ser adotadas de forma a evitar estes riscos.

Inicialmente, é preciso mapear parceiros de negócios, identificar aqueles que podem expor a empresa ao risco e verificar em quais situações essa exposição pode acontecer.

Depois, criar processos de levantamento para entender a situação destas empresas, buscando informações disponíveis nos diversos órgãos de controle. Não somente, criar processos de monitoramento constante, dada a dinâmica de mudança destas situações.

Por fim, é facilitador o uso de uma plataforma que apoie este trabalho, coletando e recebendo documentos comprobatórios das diversas situações.

Plataforma de Monitoramento – DocTracking Fiscal

O DocTracking Fiscal, além de armazenar tais documentos, te alerte para situações de risco, atualiza dados cadastrais de fornecedores em seus sistemas de gestão, cobra documentos faltantes e apoia qualquer trabalho de auditoria e defesa de eventuais autuações.

Com a plataforma é possível fazer o acompanhamento constante de todos os fornecedores e clientes de sua empresa.

Utilizando robôs de busca de dados e processos de RPA, o DocTracking Fiscal garante o que você precisa ter:

Situação de parceiros de negócios: Monitore como estão seus clientes e fornecedores em órgãos como a Receita Federal, Sefaz e Prefeituras Municipais.

CNDs: Mantenha atualizadas as diversas Certidões de Débito, tanto de parceiros de negócios como das próprias empresas de seu grupo (CNDs Federais como do FGTS, Receita Federal e TST; das Sefaz Estaduais e Municipais; CNDs de órgãos diversos, como SUFRAMA, IBAMA, Tribunais e outros).

e-CAC e DTes: Monitore toda a correspondência enviada pelos órgãos Federais e Estaduais, sendo notificado a cada mensagem.